A necessidade de incluir a paisagem na arquitetura é um conceito cada vez mais evidente. Os jardins de interior são uma alternativa à falta de espaço exterior e, além de tornarem os espaços esteticamente mais atrativos, permitem a promoção da biodiversidade e a melhoria da qualidade de vida.

As soluções são imensas! É possível usufruir de um jardim em qualquer um dos compartimentos da casa, seja no hall de entrada, na cozinha, no quarto ou até na casa de banho. Os escritórios, as clínicas, os hotéis e as superfícies comerciais também procuram esta tendência, como uma forma de captar atenção e promover o bem-estar das pessoas. Alguns exemplos são absolutamente irreais!

Numa pequena habitação, projetada pelo Suppose Design Office, na cidade de Moriyama, Japão, as soluções ajardinadas, localizadas na cozinha e na casa de banho, resolvem a falta de espaço exterior para a construção de um jardim, além de tornarem o local mais confortável e aprazível.

Habitação na cidade de Moriyama, Japão. Autor: Suppose Design Office

Em Singapura, encontramos uma habitação repleta de vida, a Rattan House, projetada pela Guz Architects tendo em conta a introdução do conceito “permeabilidade”. A casa, aberta para o exterior, integra jardins interiores, um no hall de entrada e outro na zona central do edifício, que têm como principais funções a maximização da transparência e do arejamento natural por meio dos lagos e da vegetação. Este é um projeto muito bem conseguido!

 Rattan House, Singapura. Autor: Guz Archictets

Um outro exemplo da mesma empresa de arquitetos, também em Singapura, é a Willow House, uma habitação onde o jardim integra totalmente a casa.

Willow House, Singapura. Autor: Guz Archictets

Num apartamento em Dnipropetrovsk Oblast, Ucrânia, foi projetado um jardim vertical na parede da sala e cozinha, pela SVOYA Studio. A divisão fica incrível e bastante acolhedora!

«

 Apartamento em Dnipropetrovsk Oblast, Ucrânia. Autor: SVOYA Studio.

Em Ljubljana, Eslovénia, um escritório de comércio e indústria integra um jardim interior panorâmico na sua sala de conferências e eventos, desenhado pela SADAR+ VOUGA Architects.

 Escritório em Ljubljana, Eslovénia. Autor: SADAR + VOUGA Architects.

Na Califórnia, um escritório de arquitetura, o Cunningham Group, também inclui um jardim, que de certa forma permite a conexão com a natureza tornando o local de trabalho mais agradável.

 Escritório do Cunningham  Group. Autor: Cunningham  Group

Em Portugal, o conceito está, gradualmente, a ser introduzido.

No edifício principal do Centro Clínico Champalimaud, situado em Lisboa, encontramos um jardim interior, projetado por Charles Correa e inaugurado em 2010. O Jardim de estadia é coberto por uma pérgula e envolto por uma fachada de vidro, criando as condições ideais para o desenvolvimento de espécies originárias do Brasil, África, Índia, Timor e do extremo Oriente.

 Centro Champalimaud, Lisboa. Autor: Fundação Champalimaud

Na cidade do Porto existe um outro exemplo. Numa loja da EDP podemos observar um jardim vertical, projetado pelo Kram/Weisshaar.

Loja EDP, Porto. Autor: Vertical Garden Design.

São vários os jardins de interiores projetados pelo mundo. Projeta-los requer uma enorme sensibilidade, sendo necessário um trabalho multidisciplinar de, principalmente, designers, arquitetos e arquitetos paisagistas; talvez esse seja o grande segredo para se idealizarem espaços tão inspiradores, concordas?

Rita Basto, Green

Bibliografia (texto e imagens):

  • Suppose Design Office. Disponível em: http://www.suppose.jp/. Acedido a 1 de Junho de 2016;
  • Guz Architects.Disponível em: http://guzarchitects.com/. Acedido a 1 de Junho de 2016;
  • SVOYA Studio. Disponível em: http://svoya-studio.com. Acedido a 1 de Junho de 2016;
  • Cunningham Group. Disponível em: http://www.cuningham.com/. Acedido a 1 de Junho de 2016;
  • Fundação Champalimaud. Disponível em: http://www.fchampalimaud.org/. Acedido a 1 de Junho de 2016;
  • Vertical Garden Design.Disponível em: http://www.verticalgardendesign.com/. Acedido a 1 de Junho de 2016.
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s