Os Parques Naturais existentes em Portugal continental são absolutamente inspiradores. Cada um se afirma com paisagens fantásticas! Mas… antes de mais, sabes o que é um “Parque Natural”?

Um “Parque Natural” é uma área protegida que contém, predominantemente, ecossistemas naturais e seminaturais, onde a preservação da sua biodiversidade, a longo prazo, possa depender das atividades humanas, assegurando um fluxo sustentável de produtos naturais e serviços.

Em Portugal continental existem, atualmente, 13 Parques Naturais: Montesinho, Litoral Norte, Alvão, Douro Internacional, Serra da Estrela, Tejo Internacional, Serras de Aire e Candeeiros, Serra de São Mamede, Sintra-Cascais, Arrábida, Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Vale do Guadiana e Ria Formosa.

Todos eles integram caraterísticas únicas em termos de localização, clima, geologia, hidrologia, habitats, fauna e flora, história e património. São surpreendentes!

Queres saber mais?

Parques Naturais de Portugal continental

Rita Basto, Green

Bibliografia (texto e imagens):

  • Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Áreas protegidas – Parques Naturais. Disponível em http://www.icnf.pt. Acesso a 31 de Maio de 2016.
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s